VÍDEO

Editores de Vídeo
A edição de vídeo inclui diversas ferramentas (cortar, colar, mover, …) e efeitos (fade-in, fade-out, transições, …), bem como a adição de áudio (música, narração, …) e diapositivos no início, meio ou final do mesmo.

De entre os programas de edição de vídeo os mais simples e mais usados vêm muitas vezes incorporados no próprio sistema operativo.


Windows Movie Maker: faz parte do sistema operativo Windows da Microsoft.



VideoPad da NCH Software:
Com um design intuitivo para o utilizador é um editor de vídeo completo para criar em minutos vídeos com aspeto profissional. Tem uma versão gratuita. Fazer vídeos torna-se uma tarefa fácil:
  • arraste e largue clips de vídeo para uma edição fácil;
  • aplique efeitos e transições, ajuste a velocidade do vídeo e muito mais;
  • adicione Títulos, Legendas, Fichas Técnicas e Áudio (voz ou música).


Camtasia:
Entre o software não gratuito destacamos o Camtasia, que para além da edição de vídeo contempla também a gravação do ambiente de trabalho.




CyberLink PowerDirector:
Este é o que se pode chamar um editor de vídeo para profissionais.
O CyberLink PowerDirector é um poderoso editor de vídeo, com ferramentas poderosas que lhe permitem fazer um trabalho profissional. Adicione múltiplos efeitos especiais e música, com uma fácil e intuitiva linha do tempo onde pode adicionar e editar componentes de vídeo, imagem e áudio.
A barra de ferramentas é poderosa: Media, Efeitos, Objetos PiP, Partículas, Títulos, Transições, Audio Mixing, Voz sobre Áudio, Capítulos e Legendas. Permite sobreposição de Vídeo até 9 faixas. A montagem de slideshow possui ainda diversos formatos e a montagem de um painel de vídeos.
O produto final suporte os formatos de vídeo mais comuns (AVI, WMV, MP4, MOV, …), pode exportá-lo diretamente para as redes sociais (Facebook, Youtube, …) e gravar um CD ou DVD.
Um produto profissional.


Sony Vegas:
De entre o software profissional destaca-se talvez o software da Sony Vegas.


Leitores de vídeo:

Os leitores multimédia são normalmente leitores mistos: lêem pelo menos ficheiros de áudio e de vídeo. Destinam-se, portanto, a ouvir música (ou outros sons) e ver vídeos. De referir que, tal como acontece com os ficheiros de imagem digital, os ficheiros de vídeo assumem diversos formatos com qualidade, tamanho e designações diferentes. Existem problemas de compatibilidade, ou seja, nem todos os leitores lêem todos os tipos de formatos. Os leitores mais comuns são software livre (free-ware):
Windows Media Player:

Windows Media Player:
Acompanha o sistema operativo Windows e, como tal, é um dos mais usados. É um leitor misto (ouvir música e ver filmes mesmo a partir da Internet). Não "lê" todos os formatos de áudio/vídeo.
 VLC Media Player:
O leitor VLC, da VideoLAN, é dos mais usados porque lê praticamente todos os formatos quer de áudio quer de vídeo.
DivX
O DivX reproduz diversos formatos de vídeo como DivX, AVI, MOV, MPG, MPEG, WMV, MKV ou MP4 mas apresenta algumas limitações em termos de formatos, nomeadamente de áudio e legendas.
Pode criar e gerir listas de reprodução: por baixo da caixa Media Library existem dois botões, o da esquerda para criar uma lista e o da direita para removê-la. Pode descarregar ficheiros nos formatos AVI e DivX e usá-lo como gravador em formato CD-R e DVD-R.




Download e Conversão de Vídeo
Existem diversos formatos de Vídeo: os formatos Windows Media Player (AVI, WMV, DVR-MS, ASF), os formatos Quick Time (M4V, MP4, QT, 3GP, 3G2, MOV), o formato Real Media (RM e RMVB), Flash Video (FLV, F4V), MPEG-1, MPEG-2, MKV, AVCHD (M2TS, MTS) e muitos outros. Nem todos os leitores (players) lêem todos os tipos de formatos. 
Por outro lado existem formatos mais "pesados" em termos de dimensão do ficheiro (como o formato AVI) e outros mais leves (como o formato FLV).
Daí a necessidade de converter ficheiros de vídeo de um formato para outro.

Any-Video-Converter:
Permite converter os formatos Windows Media Player, Quick Time, Real Media, Flash Video e MPEG.
Pode descarregar vídeos do YouTube e GoogleVideos e convertê-los, cortar vídeos, converter a parte restante e combinar clips de vários vídeos num só. Converte ficheiros de vídeo e permite extrair o áudio de um vídeo. 
O programa apresenta vários perfis de saída: Produtos Apple, Produtos Sony, Produtos Windows, Produtos Android, Celulares (Telemóveis), HTML5 Embed Video, Arquivos de Vídeo e Arquivos de Áudio.
Tem uma versão gratuita.


aTube:
O aTube é uma boa opção para descarregar vídeos da Internet: Youtube, Vimeo, MySpace, Google Video e outros, são apenas alguns dos sites cujos vídeos podem ser descarregados pelo  aTube.
Além disso o aTube funciona como um verdadeiro conversor de formatos de vídeo. Basta colar o link (ligação) e escolher um dos formatos de vídeo mais comuns: AVI, MP4, WMV, MOV e outros. A juntar a isso pode optar por gravar apenas um ficheiro áudio, dispondo para isso dos formatos mais comuns: MP3, WMA ou WAV, por exemplo. O programa possui ainda o MP3 Downloader, que permite a pesquisa e download de ficheiros de áudio. Além disso permite juntar vários vídeos num só.
Durante a instalação tenha o cuidado de selecionar a instalação personalizada (“Custom installation”) porque senão são instalados também programas adicionais: uma barra de ferramentas no browser e outros. De referir ainda que, por defeito, os vídeos descarregados vão para a pasta Vídeos, destino que pode ser alterado.



DVDVideosoft:
Software multimédia gratuito para processar vídeo e áudio, fotos e imagens. Na realidade são mais de 40 aplicações diferentes que têm de ser descarregadas separadamente conforme as necessidades do utilizador.
O Programa divide-se nas seguintes áreas: YouTube, MP3 e Audio, CD-DVD-BD, DVD e Vídeo, Fotos e Imagens, Telemóveis, Apple e 3D.



Sem comentários:

Enviar um comentário