PRODUTIVIDADE

Escritório (Office):
O software de aplicação é constituído por todos os programas específicos que permitem aos utilizadores elaborar os seus documentos: processamento de texto, folha de cálculo, criação de apresentações, programas de desenho, bases de dados e outros.



A maioria deste software é pago. O mais conhecido é o Microsoft Office:



No entanto existe software gratuito que, embora com uma interface gráfica mais simples, tem as aplicações básicas para a maioria dos utilizadores: processamento de texto, folha de cálculo, criação de apresentações, programas de desenho e bases de dados. 
Quando a SUN comprou a StarOffice (1999) decidiu oferecer uma versão livre (open source) e de código aberto de um pacote de escritório e produtividade: o OpenOffice.org.


Mas o OpenOffice.org era pesado, lento e era difícil corrigir os bugs (erros de software). 
Depois que a Oracle comprou a SUN (e os direitos do OpenOffice.org) em 2009, alguns programadores e colaboradores do OpenOffice.org deixaram o projeto e fundaram o LibreOffice sob a égide da The Document Foundation. O LibreOffice tem vindo a ser distribuído pelos projetos Linux mais divulgados como a Debian (Ubuntu).

Mapas de conceitos:
IHMC Cmap Tools

Mapas de conceitos são ferramentas gráficas para organizar e representar conhecimento. Incluem conceitos, geralmente rodeados de diversos tipos de círculos e caixas, e relações entre conceitos indicadas por linhas que os ligam. Define-se conceito como uma relação observada em factos ou objectos, ou registos de factos e objectos, designados por uma etiqueta. A etiqueta para muitos conceitos é uma palavra, embora por vezes se usem símbolos tais como + ou % e até se use mais do que uma palavra. As relações entre conceitos são feitas por frases colocadas nas linhas que unem esses conceitos. A dois conceitos ligados por uma frase chamamos proposição.
O IHMC Cmap Tools é uma ferramenta simples e intuitiva para elaborar mapas de conceitos.
O mapa obtido pode ser guardado em formato próprio ou exportado como imagem ou PDF, por exemplo.


Sem comentários:

Enviar um comentário