INTERNET



A Internet é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de redes telefónicas, cabos submarinos, ligações por satélite e fibras ópticas.

A World Wide Web (que em português significa, “Rede de alcance mundial”; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermédia que são interligados e executados na Internet.

Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador (browser) para descarregar informações (chamadas “documentos” ou “páginas“) de servidores web (ou “sítios”) e mostrá-los no computador do usuário.

Programas de navegação (browsers):

O Internet Explorer da Microsoft, que faz parte do sistema operativo Windows:


O Chrome da Google que é freeware:

O Firefox é também freeware e pertence à Fundação Mozilla:

O Safari é o navegador da Apple:


Correio eletrónico (e-mail)
O correio eletrónico (e-mail) é um método que permite compor, enviar e receber mensagens e ficheiros (sob a forma de anexos) através de sistemas eletrónicos de comunicação. O correio eletrónico pode ser feito através da Internet (rede mundial de computadores interligados) ou através de uma Intranet (rede interna), que permite a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização.
O correio eletrónico baseado na Internet utiliza dois tipos de protocolos:
  • o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) usado para envio de correio eletrónico, baseado em texto simples, indicando um ou vários destinatários;
  • o protocolo POP3 (Post Office Protocol) é um protocolo utilizado para acesso remoto a uma caixa de correio eletrónico, permitindo que as mensagens contidas nessa caixa (alojadas num servidor) possam ser transferidas para um computador local (do utilizador). Este pode ler essas mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, guardá-las, etc..
  • o funcionamento do protocolo POP3 diz-se off-line, uma vez que o processo se baseia nas seguintes etapas:
    •  é estabelecida uma ligação TCP (Transmission Control Protocol) entre a aplicação cliente de e-mail (utilizador) e o servidor onde está alojada a caixa de correio com as mensagens;
    • o utilizador autentica-se através de username e password;
    • todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas para o computador local;
    • as mensagens são (normalmente) apagadas da caixa de correio no servidor;
    • a ligação ao servidor é desligada;
    • o utilizador pode depois ler e processar as suas mensagens off-line.
  • o protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol), é um protocolo alternativo ao POP3 mas com recursos superiores. As mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso à sua caixa de correio em qualquer computador, quer usando o webmail quer usando o cliente de correio eletrónico. Desvantagens:
    • a capacidade de armazenamento depende do espaço atribuído pelo servidor à nossa caixa de correio;
    • é necessário uma ligação à Internet durante a consulta e envio das nossas mensagens.

Webmail:
É uma interface da World Wide Web (uma página) que permite ao utilizador receber e enviar mensagens utilizando um programa de navegação (browser). Foi criado pela ARPANET em 1972.

Exemplos de Servidores Internacionais:
Gmail (da Google, com o limite de 15 GB de espaço disponível):
Outlook (da Microsoft, com o limite de 5 GB?):
O antigo programa de cliente de correio foi transformado em domínio (outlook.com) e vem substituir o Hotmail.


Yahoo (da Yahoo! Inc., sem limite de espaço disponível):


Exemplos de Servidores nacionais:
SAPO (da PT, com 16 GB de espaço de armazenamento):

CLIX (da Sonae, com 25 GB de espaço de armazenamento para clientes da Optimus):



Cliente de e-mail:
É um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens de e-mail.
Estes programas apresentam algumas vantagens mas também inconvenientes.
Vantagens:
  • Podemos ler e escrever mensagens de e-mail em offline;
  • As mensagens (e anexos) são guardadas nesse (e apenas nesse) computador;
  • Enviar e receber mensagens encriptadas, para maior segurança;
  • Configurar o programa para travar, ou rejeitar mesmo, o correio não solicitado (spam);
  • Configurar newsgroups (grupos ou listas de correio);
  • Enviar e-mail em formato HTML (mensagens visualmente mais atraentes, com animações, etc.).
 Desvantagens:
  • As mensagens e anexos ocupam espaço no disco (isso já não é grande problema...);
  • Os programas de clientes de e-mail nem sempre são gratuítos;
  • Por vezes são incompatíveis com os servidores de correio eletrónico.
Thunderbird (da Fundação Mozilla, software livre):
Outlook (da Microsoft, vem incluído com algumas versões do Windows):


Partilha de ficheiros
Ares Galaxy:
É um programa de partilha de ficheiros, permitindo a troca direta (P2P) entre utilizadores. Permite a procura e download de ficheiros disponibilizados por outros, mediante a disponibilização dos seus próprios ficheiros para os outros utilizadores. Tem uma interface muito intuitiva e fácil de usar.


A Nuvem (Cloud Computing)
O conceito d'A Nuvem (Cloud Computing) refere-se à tendência para armazenamento de dados e uso de software alojados em servidores interligados por meio da Internet.
O acesso a programas, serviços e dados podem ser feitos de qualquer parte, necessitando apenas de acesso à Internet. Existem servidores que disponibilizam alguns GB de memória gratuitos.

CloudPT
Já está disponível (desde 10 de dezembro) o serviço de armazenamento na nuvem da Portugal Telecom. A CloudPT oferece 16 BG de espaço de armazenamento grátis a qualquer utilizador da Internet mesmo que não seja cliente da empresa.
Esta oferta da CloudPT é bastante mais generosa, em termos de espaço disponibilizado, do que a maioria das suas concorrentes (Google Drive, SkyDrive, Dropbox, …) atingindo mais do dobro do espaço.


SkyDrive:
Permite criar e armazenar ficheiros Word, Excel, PowerPoint e OneNote, a partir da Internet. Exige uma conta Windows Live. Pertence à Microsoft.
A capacidade de armazenamento grátis ascende a 7 GB, podendo ser expandida!
Dropbox:
Permite apenas o armazenamento de documentos. Permite a partilha de ficheiros com terceiros.
A conta base permite armazenamento até 2 GB.

Google Drive:
É a resposta da Google ao armazenamento na Nuvem (Cloud). Está associada a uma conta de correio Gmail e permite armazenamento grátis até 15 GB, expansível. Cria uma pasta com o mesmo nome nos seus Documentos que é sincronizada com a sua conta Google Drive.


Música na Internet:
Podemos ouvir milhões de músicas e álbuns no computador, no telemóvel, tablet ou outros dispositivos multimédia, podendo ou não descarregar e gravá-las no seu disco. É uma questão de preço.
Eis alguns dos serviços mais populares disponíveis:

iTunes:
A loja da Apple, pioneira neste serviço, essencialmente vende músicas a um preço acessível (à volta de 1 euro por faixa) ou álbuns completos. Essas músicas são descarregadas para o computador e ficam disponíveis na conta do subscritor em diversos suportes multimédia (portáteis, telemóvel, tablet, ...). 
Implica a instalação no dispositivo do iTunes (leitor de música e filmes da Apple).

Spotify:
A versão gratuita permite ouvir músicas no computador de secretária, no portátil, no smartphone ou tablet. Não tem custos, mas terá que ouvir a publicidade entre faixas. Tem uma modalidade paga:
  • Premium (€ 6,99/mês): além das condições anteriores poderá ouvir todo o catálogo em qualquer dispositivo multimédia (computador, smartphone, tablet, TV, ...) com ligação à Internet. Pode descarregar música e ouvir offline. Sem publicidade.

Deezer:
São mais de 20 milhões de músicas e duas opções de serviço pagas:
  • Premium (€ 4,99/mês): escuta ilimitada, sem publicidade, mas apenas no computador.
  • Premium+ (€ 9,99/mês): escuta ilimitada, sem publicidade, no computador, telemóvel e tablet.


Musicbox:
A resposta da PT à música na Internet é a Musicbox. Tem cerca de 12 milhões de músicas.
O preço é variável: varia entre zero (para clientes PT subscritores de diversos serviços como o M4O ou o Moche sub 25), € 4,99/mês para clientes da PT e € 6,99/mês para todos os outros.


Partilha e visionamento de documentos:
SLIDESHARE:
Permite o alojamento e partilha de Apresentações, Documentos, Vídeos, Slidecasts e Vídeoslides. Permite um visionamento interactivo (virar a página, ampliar, …) e a incorporação (com código HTML) do visionamento em páginas web e blogues.
Requer registo prévio e tem 20 MB de alojamento grátis.

ISSU:
Está mais vocacionado para a partilha de Documentos escritos: revistas, catálogos e jornais.
Permite um visionamento interactivo (virar a página, ampliar, …) e a incorporação (com código HTML) do visionamento em páginas web e blogues.
Requer registo prévio e tem 1 GB de alojamento grátis.

CALAMÉO:
Programa que cria publicações web interactivas. A partir de um ficheiro PDF pode criar revistas, brochuras, catálogos de vendas, relatórios, apresentações, …
Permite um visionamento interactivo (virar a página, ampliar, …) e a incorporação (com código HTML) do visionamento em páginas web e blogues. As vantagens são a acessibilidade (a partir de qualquer computador com internet), economias de custos e de tempo.
Requer registo prévio, permite alojar um número ilimitado de documentos mas com um máximo de 500 páginas.

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